Iluminação Inteligente e Conectada – Uma visão sobre o mercado

imgpsh_fullsize

Em meio às tendências da “Internet das Coisas” (loT), a iluminação LED “inteligente e conectada” vem seguindo em frente e causando, literalmente, “barulho” por todo o mundo. Enquanto a necessidade de iluminação inteligente e conectada tem um crescimento, o caminho destes sistemas de iluminação nos traz vários fatores, como desenvolvimento tecnológico, influencia em marcos regulatórios etc.

Com a demanda crescente das luminárias LED, os consumidores têm procurado valor agregado nos seus investimentos em sistemas avançados de iluminação. Muitos destes usuários, no entanto, vão além dos sistemas convencionais de iluminação e usam mais as tecnologias avançadas disponíveis, como monitoramento de dados da iluminação, acompanhamento de patrimônio de iluminação e acesso às diversas maneiras disponíveis de equipamento de iluminação.

Para um maior dimensionamento deste mercado, podemos encontrar alguns dados globais divididos em três aplicações principais, que são:

- Comercial, com 4% de crescimento até 2020;

- Residencial, com 53% de crescimento até 2020;

- Infraestrutura pública, com 30% de crescimento até 2020.

Enfim, a iluminação inteligente foi projetada para ser mais eficiente, que é o maior fator para o crescimento destes mercados, devido à necessidade de redução de custos com o consumo de potência. Esta iluminação está repondo a iluminação tradicional, seja ela comercial, residencial industrial, e existe uma demanda crescente por este tipo de tecnologia no mercado global.

 

Fonte: Lumière Electric, edição 221, páginas 56 e 57