Sistemas de iluminação exigem atenção

161206 -Sistemas_de_Iluminacao01

Instalações prediais de iluminação devem ser bem executadas para que sistemas apresentem bom nível de eficiência energética e luminotécnica.

Nem sempre a iluminação recebe a devida atenção por parte dos clientes e profissionais. Há ainda situações em que a pessoa responsável pela instalação não tem o devido conhecimento sobre os produtos e soluções, efetuando sua aplicação “por instinto”, apenas ligando os fios sem nenhum cuidado adicional.

No Brasil, via de regra, os sistemas de iluminação em geral estão no escopo da instalação elétrica. Com isso, os próprios eletricistas são os profissionais que a executam com maior frequência. No entanto, há também as equipes especializadas em iluminação, que também executam a instalação de sistemas de controle e automação, fazendo a integração do gerenciamento da iluminação com o gerenciamento das outras utilidades do imóvel. Geralmente, essas equipes especializadas apresentam bom nível de qualidade na instalação dos produtos e soluções de iluminação. Os profissionais costumam ser bem treinados pelas empresas e acompanham a evolução tecnológica da área, que tem sido intensa nos últimos anos.

Soluções variam de um local para outro

No quesito conhecimento, um ponto primordial quando se fala em instalações prediais é entender que os projetos de iluminação variam de local para local. Assim como as soluções empregadas em cada ambiente. Por exemplo, as soluções aplicadas em uma casa têm características diferentes das que são instaladas em um escritório, ou loja. Portanto, na hora da instalação não se deve improvisar.

 

Fonte: Revista da Instalação, edição 07